quarta-feira, setembro 21, 2005

A Pior Série de TV do Mundo!



Hoje perdi algum do meu tempo a ver mais um episódio daquela série que passa no canal AR. Para que não esteja a ver o que é: Assembleia da Republica. Fiquei triste com a falta de qualidade dos conteúdos deste canal, hoje talvez mais do que nunca. Para além do argumento em geral ser mau e a execução técnica medíocre, o casting é pouco interessante e os temas demasiado “batidos”. Como qualquer programa de televisão, também este tem uma fórmula que, a meu ver, já está gasta e cai no pior dos erros, é previsível. Achei bastante penoso e injusto o personagem Mendes ter um guião muito mais fraco que o do seu antagonista Sócrates.

Quem escreve os diálogos do Sócrates, embora esteja longe de ser genial, apesar de tudo consegue um discurso mais “cheio” e vivo, mostrando nitidamente de que lado está o dinheiro. O Mendes por seu lado, dependia de um texto fraquinho, murcho, sem a força e a vitalidade que os opositores em qualquer série costumam ter. Fez-me lembrar um filme que detestei por isso mesmo, “O Gladiador”, em que de um lado temos um Russel agressivo, sanguinário, ex-militar, invencível e virtualmente imortal e como antagonista, aquela amostra de actor o Joaquim “Fonix”, um débil e efeminado imperador, cheio de maneirismos desinteressantes e sem cara para levar um par de estalos, muito menos do Russel, que desde os primeiros minutos de confronto é claramente o vencedor.

Ora se o mau não mete medo e o bom é infinitamente mais forte e superior (atenção, esta questão de "bom" e "mau" não se aplica directamente à série da AR, porque aliás, para mim são todos facções do mal. O interesse deste exemplo é apenas o desiquilibrio de forças entre antagonistas), qual é o interesse do filme? Pois foi exactamente isso que hoje senti a ver a tal série da AR. Aquilo cá para mim já não dura muito. Quem aguenta anos a fio ver uma data de gajos com gravata, num décor todo em madeira que a única coisa que fazem é ataques, defesas e contra-ataques, sempre da mesma maneira e sobre os mesmos temas? Se ainda avançasse, se houvesse aquela dinâmica das séries americanas em que a cada episódio as personagens se deparam com um problema e têm obrigatórimente que o resolver, fascinando o público com o rol de idéias que trocadas entre presonagens dão origem a uma solução, acabando por ter um papel didático junto do espectador, isso está bem. Sempre empolga e dá alguma emoção à coisa. Agora aquela pastelice? Pelo amor de Deus!

Já agora, só uma nota com graça. Isto da televisão é de facto um perigo para mentes mais incautas. No outro dia encontrei uma pessoa que estava convencida e me queria convencer a mim que a série que passa no AR é mesmo verdade e que aquele bando de actores de segunda são mesmo uns gajos que governam o nosso país… Fartei-me de rir!

2 comentários:

Anónimo disse...

Devia ser mais tipo 'reality show' com câmaras na casa de banho e gajas, muito mais gajas, que aquilo mais parece um filme do Roy Rogers - cow-boys engomados e gado (o gado é a contar da terceira fila)

Corvus Corax disse...

Boa observação. Só não considerei o factor "reality show" porque nesse caso os diálogos, por muito pobres que fossem em conteúdo, teriam uma tonalidade muito mais expontânea e genuína, o que ali não acontece. Quanto às gajas, sim estamos de acordo e que fossem boas de preferência!