quinta-feira, dezembro 08, 2005

Público vs Privado

O João Pedro Henriques é um bom jornalista e um bom tipo que, como todos nós de vez em quando, gosta de dizer uns disparates. Eis três boas razões para gostar do JPH.

Passado o interlúdio músical, vamos ao que interessa:

1) Já leste o "Bilhete de Identidade", JPH? Por duas vezes, referiste que não. É bom escrever sobre o que conhecemos.

2) Se apenas leste as partes picantes - que ocuparão não mais do que uma página de um livro com mais de 354 pág. - à mesa do Snob enquanto esperavas pelo início da segunda parte do debate entre o Cavaco e o Alegre, estás a ser um autêntico voyeur literário, caíndo em absoluta e total contradição.

3) Sobre o livro já expressei a minha opinião aqui. Recomendo-o vivamente.
As questões intímas reveladas pela autora, não me merecem nenhuma censura e até as considero a parte menos interessante da obra. Não percebo, no entanto, como é possível escrever uma auto-biografia sem revelar aspectos da sua vida intíma, embora admita que a autora podia ter omitido os nomes das pessoas com quem teve relações. Legitimamente, porque só a ela compete tomar essa decisão, não o fez. Resolveu ser transparente.

4) A esquerda republicana e laica portuguesa sempre foi tão moralista como muita direita salazarista e clerical que adora criticar. Por muitas obras de Marx, de Hengels, de Lenine, de Trotsky ou de Gramsci que leiam para limpar as suas almas do ópio da religião e limar os defeitos próprios dos seres humanos, continuarão a ser mesquinhos, invejosos, cobardes, machistas, racistas e, para grande pena da f., homofóbicos.
Basta ver, como exemplo, a forma como os grandes partidos da esquerda portuguesa tratam as mulheres. No PCP, a mulher sempre foi tratada como um apêndice, como uma muleta, como a companheira dos camaradas que lutam pelos amanhãs que cantam. No PS, não me recordo de uma única mulher que tenha tido um papel importante no partido, com a excepção de Maria Barroso. O Bloco - e não é preciso dizer mais nada - tem a Ana Drago e a Joana Amaral Dias.
Apesar da fantástica e genial adaptação das quotas, a mentalidade ainda é a mesma.

5) Um dos maiores exemplos históricos do moralismo e da hipocrisia da esquerda portuguesa sobre a esfera pública vs esfera privada foi recordado, mais uma vez, na semana passada. Em 79/80, o PS de Mário Soares e Maria Barroso autorizou que um tempo de antena socialista criticasse a relação entre Sá Carneiro e Snu Abecassis quando o líder do PSD ainda não estava divorciado da sua primeira mulher. Eis um bom exemplo de mesquinhez de pequena-burguesia que não foi eliminado pelas bondades angelicais do socialismo.

6) Alguma esquerda moralista gosta mais de esconder do que assumir, criticando quem é transparente. A isto chama-se hipocrisia.
7) O "Bilhete de Identidade" conta a história de uma mulher que podia ter ficado por um casamento com um bom partido, um curso de culinária, vários filhos e uma vida pacata e sem dificuldades financeiras.
Filomena Mónica fez um percurso muito diferente das mulheres da sua geração. É parte desse caminho, e o contexto da sua família e da sociedade portuguesa entre 1943 e 1974, que a autora descreve no seu livro.
São estas razões pelas quais o livro deve ser lido.

2 comentários:

Mira disse...

já vi que o grã-milhafre continua a soltar as suas garras em defesa da MenaMónica.

O que eu continuo a não perceber é porque chamas ao grande www.oinsubmisso.blogspot.com "pardal de java"

FT disse...

Ámen!