domingo, outubro 30, 2005

Galinholas na cabeça!

Era bom para Portugal que fosse cumprido o prazo legal para a manutenção do Governo actual em funções, por todas as razões.

Mas como se poderá chegar a esse desejado ponto, se os seus membros vagueiam sobre as secretárias manipulando interesses contraditórios, mantendo as suas cabeças prenhes de 'galinholas'?


quarta-feira, outubro 26, 2005

A 'Passarada' deliberou favoravelmente!

PODE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SFF ESCLARECER O QUE PENSA SOBRE AS MUDANÇAS NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA REPÚBLICA PORTUGUESA (SIRP), SERVIÇO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DE DEFESA (SIED), SERVIÇO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA (SIS) E DIVISÃO DE INFORMAÇÕES MILITAR (DIMIL), DESDE QUE DEU POSSE AO PRIMEIRO-MINISTRO, JOSÉ SÓCRATES?

segunda-feira, outubro 24, 2005

A desonestidade do futebol luso e os roubos 'europeus'!

Vitória de Setúbal - só em Portugal!... e quantos mais irão aparecer nas mesmas ou em piores circunstâncias? Federação... está lá? Liga... mora aí alguém?

Estas são situações que pertencem ao 'Portugal velho do 25 de Abril' e que tiveram o seu epílogo com a eleição de certas personagens do anedotário nacional para as presidências das Câmaras que, naturalmente, os merecem por inteiro!
E cada povo tem o que merece... até o futebol!

Agora e sobre 0s 'assaltos' praticados por essa Europa, 2 de compêndio:

1) O mais aviltante 'roubo' a que assisti em toda a minha vida de adepto: o sofrido pelo Vitória de Guimarães em S. Petersburgo.

2) A actuação miserável de um bandeirinha inglês que detesta Mourinho e o Chelsea.
A sua vingança foi activamente rasteira e constante durante toda a segunda parte do jogo de ontem com o Everton: levou um golo limpo do Chelsea para sua casa, onde o deverá ter deglutido, pacificamente, ao jantar!

domingo, outubro 23, 2005

Não se enxergam?

Tanto Manuel Alegre com José Sócrates estão com grande dificuldade em perceber o que se está a passar!

O exemplo de como as lutas intestinas dão sempre mau resultado sempre que se erguem os mais altos interesses, está à vista, e em força.

Começa a ser patético o discurso, tanto de um como do outro.
Já não bastava aos dois terem de se haver numa luta contra 'D. Sebastião', em pessoa, como ainda por cima o seu exército parece estar no estado em que ficou o do Sporting quando perdeu a Taça Uefa na época passada!

Partido da liberdade para aqui, partido da liberdade para ali, e eis que o critério abolicionista apregoado se vira contra os magos e os apaniguados desta história, não é?

sexta-feira, outubro 21, 2005

A não perder...

A imagem da 'Semana Católica' publicada na Loja do Queijo!

Eleiçoes SIC Notícias

Agora, com a vitória de Cavaco, o país volta ao 'normal'!

Cavaco Silva foi eleito presidente da República Portuguesa ontem á noite, na SIC Notícias, durante a análise aos candidatos presentes a sufrágio, pelos comentadores presentes.

Da conversa saiu, também, como vencedor, assumido e feliz, Luís Delgado, depois de ter congregado e potenciado as vontades dos seus colegas mais ou menos à direita (ou à esquerda?, ou nem uma coisa nem outra, bem, não se percebeu muito bem, o que é irrelevante para o caso).

Os espectadores ficaram a saber que neste tipo de eleição é fundamental qualquer candidato apresentar-se com a capacidade física para cumprir, pelo menos, 2 (dois) mandatos, além de que convém garantir - à vista desarmada - a sua não-ligação, presente ou futura, a imprevistos ou a eventuais problemas de saúde, de modo a que evitem ser conduzidos compulsivamente a uma qualquer incapacidade prematura.



quinta-feira, outubro 20, 2005

Uma notícia importante!

"Portugal é o primeiro país do mundo a lançar um DVD para crianças com deficiência auditiva", disse à Agência Lusa o autor do projecto, Paulo Martinez.

Com amigos destes!!

Um comentador 'desportivo' das 4ªs feiras à noite na RTP N, com fundo vermelho nas traseiras, referiu pela segunda vez (que eu tivesse ouvido) que é amigo de Dias da Cunha; sempre que faz esta referência, farta-se de desancar no senhor leão com a 'soberania' que lhe concede o cargo televisivo!
Com amigos destes não precisará certamente o ex-presidente do clube do lumiar dos inimigos que foi pacientemente criando no redil do conhecido felino nacional!

Histeria!

Ridículo, o empolamento do 'hipotético' caso Ronaldo pela media portuguesa, não?

quarta-feira, outubro 19, 2005

terça-feira, outubro 18, 2005

A Idade só se Aplica às Pessoas Vulgares

A tendência para colocar uma ênfase especial ou organizar a juventude nunca me foi cara; para mim, a noção de pessoa velha ou nova só se aplica às pessoas vulgares. Todos os seres humanos mais dotados e mais diferenciados são ora velhos ora novos, do mesmo modo que ora são tristes ora alegres. É coisa dos mais velhos lidar mais livre, mais jovialmente, com maior experiência e benevolência com a própria capacidade de amar do que os jovens. Os mais idosos apressam-se sempre a achar os jovens precoces demasiado velhos para a idade, mas são eles próprios que gostam de imitar os comportamentos e maneiras da juventude, eles próprios são fanáticos, injustos, julgam-se detentores de toda a verdade e sentem-se facilmente ofendidos. A idade não é pior que a juventude, do mesmo modo que Lao-Tsé não é pior que Buda e o azul não é pior que o vermelho. A idade só perde valor quando quer fingir ser juventude.

Hermann Hesse
Citador

segunda-feira, outubro 17, 2005

Co sabia o que estava a dizer!







Como estamos em maré de futebolices, mais esta!
Quando o treinador do FCP disse, sem pestanejar, que não tinha visto os adeptos do clube com lenços brancos, estava certo.

Afinal, foram os adeptos do SLB que acenaram os lenços brancos!
Os adeptos do Porto-clube jamais se insurgiriam contra a escolha de Jorge Nuno Pinto da Costa!
'Um Papa nunca se engana mesmo quando se engana', e todos eles sabem disso.

Daí a conclusão fria e simples, como é apanágio dos seres de qualquer Norte: não houve adeptos do FCP com lenços na mão!
E assim!...

Ah!, o emblema foi colocado ao contrário em sinal de 'pesar', só isso.

Atenção 'leõzinhos'!





Este senhor é... do Sporting!
Dizem, por aí!...

Caçadores querem participar no abate!

Portugal no seu melhor!...

domingo, outubro 16, 2005

Por falar em Pássaros…



Se bem repararam nenhum dos que habitam este ninho é uma águia. E porquê? Porque essa está reservada à entidade do único, majestoso e glorioso! Nenhum de nós poderia encarnar o símbolo do encarnado mistério que representa tantos de nós. Amaldiçoado, bendito, ora lágrimas de raiva, ora gritos de alegria, um misto de emoções como em qualquer outra relação de amor. Mas fiel, sempre fiel ao grande, imortal e magnifico clube que mais corações conquistou neste pedaço de terra confusa onde nunca se percebe o que é o quê. Onde ganham os vilões e se condenam inocentes, onde mandam os milhões e se sacrificam as gentes. É disto que somos feitos e é por isto que nós gostamos, amamos e não viramos costas ao Benfica!

Nem chapadas, pontapés ou cabeçadas nos demovem da postura real dessa águia que esvoaça sobre a plebe de leões presunçosos ou dragões viciosos. Lenços brancos, choradeiras (de raiva), mau perder, holandeses à disputa, jogador filho da puta… Nada, mas mesmo nada se compara à delícia que é mostrar ao mundo que estamos aqui, vivos e de boa saúde, prontos a limpar o sebo com fé e estilo a quem nos surgir pela frente!

Parabéns Benfica.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Teimosia!

Diz Francisco Louçã: "... no BE, um candidato que se apresente nunca, nunca, nunca desiste!"

Bem, conheço muita gente que passa pela vida a imaginar que tem um grande carácter e uma personalidade muito forte; "nunca me vergo", diz essa gente, "aconteça o que acontecer".

Na realidade, nunca me pareceu que uma asneira levada até ao final, em geral acompanhada de uma face de imutável voluntarismo, faça chuva faça vento, fosse uma grande ideia ou que viesse a dar resultado. A asneira, mesmo levada com a força da teimosia, continua a ser uma asneira.

Não quero, de forma nenhuma, dizer com isto que a candidatura de Francisco Louçã seja uma asneira! São cá pensamentos e têm mais a ver com teimosias.

300.000 ha

Não comparem com países europeus. Mesmo os que detêm áreas - bruta e florestal - muito maiores do que as correspondentes em Portugal.
Comparem, por exemplo, com a Califórnia!
Tudo é maior, muito maior e com temperaturas mais elevadas, e vejam lá se não há aqui uma mãozinha... do Demónio!

quarta-feira, outubro 12, 2005

Independente à 'solta'

Deixa-nos um aviso, o senhor Professor António Costa Pinto, no DN de hoje.
"Ainda iremos preferir dissidentes a independentes." - escreve.

Começo a sentir-me incomodado porque, obviamente, não tenho nem terei (à vista) condições para vir a ser um dissidente. Não pertenço sequer a qualquer família ou máquina partidária!
Então, que papel poderia vir a minha pessoa (ou alguém em condições idênticas) a revestir num hipotético futuro, mais ou menos próximo?

Como o susto a que o Professor se refere é dirigido na direcção de independentes ainda em fase de produção, façam o favor de terem cuidado comigo!
Aqui poderá já estar a morar um independente 'à solta'.
Pensando bem, Professor, não estará a colocar esta questão dos dissidentes e dos independentes numa moldura, talvez, reduzida?

Exemplo?

E se os alemães conseguirem um entendimento através dos seus partidos de referência, como parece ser o destino inscrito na palma da sua enorme mão, não será isso um exemplo com possíveis efeitos positivos numa Europa desmotivada e em constante aprendizagem, rumo às decisões essenciais?


terça-feira, outubro 11, 2005

Uma 'tuguise' de um iluminado!













Mas o senhor não percebeu que pela primeira vez tudo corre bem com a selecção?
Pela primeira vez, de há muitos anos a esta parte, tem um seleccionador e uma equipa competente, tem um trabalho em clara subida de rendimento e... desestabiliza?
Típico...

Na periferia do Céu









Ai, ai... este velhinho hábito de bater, por tudo e por nada!

O mel e o açúcar; o muro e os cúmplices










Antes, eram em número despojado de relevância, nos domínios da estatística.
Notícia aqui, notícia ali, passaram a ser uma constante no caudal noticioso dos países detentores do 'mel e açúcar'.

Os dias foram passando, e eis que as notícias começam a dar conta das tentativas de entrada de 'vagas de legítimos esfomeados de mel e açúcar', na ordem das dezenas, depois centenas, e, agora, de milhares.

Faz tempo que procuram através do mar (com hipóteses mínimas) essa tal 'terra do mel e acúcar'; por terra, atiram-se e rasgam-se sem piedade de si e dos seus, na tentativa de encontrar um pouco desse tal 'mel e acúcar' que, por sinal, nós não queremos trocar - afinal - por nada.

Vamos lendo estas notícias com um ar de que 'não se passa nada', de 'pode ser que passe' ou 'pode ser que daqui por uns dias não se fale mais disso', bem, com um ar de incómodo, que é o único ar que o ser dito civilizado e coberto de 'mel e acúcar' pode expressar, mesmo quando o faz em si.

Mas, lá bem no fundo, vamos, diariamente, carregando na nossa consciência uma impressão chata, assim como um princípio de dor de dentes em estado de aviso à navegação, que nos diz, baixinho, que somos apenas cúmplices nesta questão de começarem a ser levantados muitos e altos muros, de labirínticas paredes electrificadas, no abandono a que são sujeitos nos países de origem ou tão longe deles que não lhes é possibilitado o seu regresso, apenas uma morte sem som, sempre no intuito de dificultar a chegada à meta dessa enorme massa de esfomeados... de mel e açúcar.

Milhares, muitos milhares, até se transformarem em milhões, muitos milhões, porque é de milhões que se está a tratar, e que, de uma forma ou de outra, irão penetrar, em vagas tremendas de gritos já muito doídos, nos terrenos dos nossos doces sonhos... de 'mel e açúcar'.

Nesse nosso e doce mundo de 'mel e açúcar' que todos os dias vamos saboreando cada vez mais devagar e com muito maior dificuldade... no engulir!

E então? E o nosso mel? E o nosso açúcar? Serão nossos?
Bem, parece que sim!
Pelo menos, foi o que nos foi dito...


segunda-feira, outubro 10, 2005

Subida de nível!








Uma coisa é certa: a partir destas eleições as câmaras PSD, na sua maior parte, vão passar a ter umas vereações muito mais activas, de melhor qualidade e - coisa rara - com curriculum...

Por outro lado, e com estes resultados, os males do povo estão vingados!
Pode, por isso, e finalmente, o Primeiro governar à sua vontade!

Nada é como era: Pinto da Costa apostou no azul do Assis e... perdeu. O que está dar é a 'mouraria' do PIB sulista!

Irritante, irritante é ver estes novos 'monstrinhos de proveta, oriundos dos partidos' intitularem-se de 'independentes'!
E eu, sem nunca ter tido uma inscrição, o que sou? Um partidário dos independentes?

O Paraíso dos Homens!








CNN
Esta é uma imagem retirada de um concurso(?) de Porcos, em Yaohai Park/Hefei, capital de Anhui, provincía da China.

Na foto podem ser observados os pequenos 'baby's' em plena actividade aquática; presumo que sem outra preocupação que não seja chegarem - não interessando em que lugar - ao primeiro bocado de terra firme!

Será que os organizadores do 'concurso' sabem que os porcos não sabem que estão em concurso?


sábado, outubro 08, 2005

A Dança do Fogo













O espectáculo 'A Dança do Fogo na Lusitânia', sinónimo de enormíssimo sucesso comercial, parece não querer parar a sua fantasmagórica digressão, em Portugal.
Contudo, os nomes dos génios responsáveis por argumento, produção, coreografia e direcção ainda não foram revelados publicamente.

Recorde-se que este tremendo espectáculo, que tem animado da pior maneira os mais verdes lugares de Portugal, deve manter-se em palco durante todo o resto do ano.
Os resultados altamente negativos, depois de uma carreira que já leva 5 anos de teatros queimados, faz com que os responsáveis não se atrevam a retirar o evento de cena.

Tem tanta qualidade e a tanta demonstração de arrojo se tem elevado, que, e dizem os especialistas, mesmo que as temperaturas das salas, onde irão decorrer as próximas apresentações, desçam até aos 10º C (uma possibilidade cada vez mais remota), será sempre possível arranjar condições para que o alto nível se mantenha, sem quebras.

Não tenha pressa na reserva do seu bilhete; tem transmissão garantida nos mais credíveis canais de rádio e TV - sempre perto de si!

terça-feira, outubro 04, 2005

Os animais e o circo!

Sabemos que o acto de aplaudir a mestria do animal humano a subjugar os outros animais, em pistas circenses, 'não pode ser considerado factor de orgulho para um ser que se diz possuído de raciocínio e sensibilidade.
Está na hora de expulsar os 'pobres animais' das arenas e deixar a imaginação do homem actual voar em direcção a outros e mais adequados processos criativos e educacionais.

E porquê? Apenas porque é simples o processo racio-emocional a utilizar por um ser humano quando colocado perante o sofrimento "de todos os que denominámos os outros".
Sejam quem eles forem!

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento."
Charles Darwin


Nunca é demais...

"... nenhuma sociedade será capaz de olhar para o futuro se não for capaz de honrar o seu passado."

João Carlos Espada, Expresso, Mar Aberto

segunda-feira, outubro 03, 2005

Temperaturas 'portuguesas'

Incrível!
Portugal está atravessar um princípio de Outubro com temperaturas na ordem dos 40º C, no Norte e Centro do país, e os portugueses não sabem!

O homem é um animal irracional!

1. O homem é um animal irracional, exactamente como os outros. A única diferença é que os outros são animais irracionais simples, o homem é um animal irracional complexo. É esta a conclusão que nos leva a psicologia científica, no seu estado actual de desenvolvimento. O subconsciente, inconsciente, é que dirige e impera, no homem como no animal. A consciência, a razão, o raciocínio são meros espelhos. O homem tem apenas um espelho mais polido que os animais que lhe são inferiores.

2. Sendo assim, toda a vida social procede de irracionalismos vários, sendo absolutamente impossível (excepto no cérebro dos loucos e dos idiotas) a ideia de uma sociedade racionalmente organizada, ou justiceiramente organizada, ou, até, bem organizada.

3. A única coisa superior que o homem pode conseguir é um disfarce do instinto, ou seja o domínio do instinto por meio de instinto reputado superior. Esse instinto é o instinto estético. Toda a verdadeira política e toda a verdadeira vida social superior é uma simples questão de senso estético, ou de bom gosto.

Fernando Pessoa

sábado, outubro 01, 2005

Candidaturas: um enjôo!

Só faltava o Paulinho.
Sim, claro, todos têm o direito de se candidatarem, são portugueses, o quadro legal pode ser cumprido, tudo em casa, certo? Sabemos tudo isso, mas... já não há paciência para a 'lata'?
Autarquicas, pa ta ti pa ta ta, bla bla, ... para aqui para acolá, e no meio disto tudo uma série de emproados de esquerda e de direita a jogarem trunfos para a próxima sem o mínimo decoro pelo que se vai jogar localmente. A ideia que passa é só uma: num país onde não há mais dinheiro para festas, o grande negócio passa a ser um: eleições.
Porque não umas eleições todos os meses? É só continuar o pedal, os treinos até estão a correr muito bem!
Enjoa, este país, e enjoa de tanto enojar.
Todos brincam e o fogo já vai alto!