quarta-feira, abril 30, 2014

O sistema capitalista a ruir?

Naturalmente que é uma notícia que já ultrapassa qualquer preocupação; encontra-se para além disso, é uma notícia alarve mas demonstrativa de insolvência mental, no mínimo. E quem somos nós para fazer julgamentos?
Porém, se um sistema produz 'sem-abrigos', o sinal é de menos.
Ou seja: um bom sistema social não produz fome, sem-abrigos, desespero e muitas outras coisas acabadas em 'ai'. Um bom sistema social - daí o contrato social que tantos anos demorou a penetrar as consciências dos políticos e da sociedade, 'sabe' que a sociedade pode não ser obrigatoriamente de empreendedores de cariz 'dawinista'. A diferença entre as pessoas é precisamente essa: todos somos diferentes. Daí, até, o facto da própria medicina se encontrar num estágio que procura acima de tudo que a sua actividade se concentre no indivíduo como organismo autónomo e diferente.
Bem, multar as pessoas que almejam fazer o papel do regulador - que deveria ser sempre o Estado, como corpo representativo da sociedade que paga impostos para ter acesso a segurança, saúde, educação e bem estar, é a demonstração da falência de um sistema - no caso o capitalista -, que continua a movimentar-se como se tivesse porventura ganho a 'guerra fria'.
A muitas surpresas iremos por certo ter acesso nos próximos tempos.

Sem comentários: